Só Rádio! | soradio.com.br

02 outubro, 2017

Apple é pressionada a habilitar radio FM em Iphones

Após a sequência de tempestades e desastres naturais que acometeram os Estados Unidos nos últimos tempos, a Apple voltou a ser publicamente pressionada a habilitar rádio FM nos iPhones. A pressão vem agora Associação Nacional de Transmissores (NAB, na sigla em ingês), e da Comissão Federal de Comunicações (FCC, espécie de Anatel dos EUA).

O argumento da NAB e da FCC é de que a frequência FM tem maior alcance e penetração do que redes de celular, o que pode ser muito útil em operações de resgate em cidade afetadas por grandes tempestades, como os furacões Harvey, Irma e Maria, que recentemente devastaram partes dos EUA.

"Emissoras têm providenciado informações sobre como evacuar rapidamente, onde as enchentes estão se formando, como sair do caminho caso haja um tornado ou furacão", disse Dennis Wharton, porta-voz da NAB, em entrevista à agência de notícias Bloomberg. "A noção de que a Apple ou quem quer que seja estaria bloqueando esse tipo de informação é algo que achamos preocupante."

Em seguida, Ajit Pai, presidente da FCC, divulgou uma declaração pedindo que a Apple habilite rádio FM nos iPhones. O executivo lembra que a FCC não pode obrigar as fabricantes de smartphone a incluir ou excluir recursos de seus produtos, mas argumenta que, em tempos de tempestade, em que pessoas podem ficar dias sem energia elétrica ou sinal de telefone, a frequência FM pode salvar vidas.

"Eu aplaudo as empresas que fizeram a coisa certa ao ativar os chips FM em seus celulares. A Apple é uma grande fabricante de telefones que tem resistido em fazer isso. Mas espero que a empresa reconsidere sua posição após a devastação deixada pelos furacões Harvey, Irma e Maria", disse Ajit, como reporta o The Verge. "Está na hora de a Apple assumir essa responsabilidade e colocar a segurança dos americanos em primeiro lugar."

Horas depois, a Apple respondeu à FCC divulgando um comunicado, compartilhado pelo analista Rene Ritchie no Twitter. Na nota, a empresa diz que "se preocupa profundamente" com a segurança dos usuários. Porém, segundo a companhia, os iPhones 7 e 8 "não têm chips de rádio FM e nem têm antenas desenhadas para suportar sinais FM". Por isso o pedido dos órgãos não pode ser atendido.

Até é possível ouvir estações de rádio FM no iPhone, mas, para isso, é preciso baixar um aplicativo que realiza o streaming através da rede móvel de internet ou pelo Wi-Fi, e não pela frequência FM de verdade. Diversos smartphones Android, porém, têm rádio FM habilitado, incluindo modelos da Motorola, LG e Samsung, por exemplo.

Informações: Olhar Digital